GM é processada por venda de dados de clientes

Estado do Texas entrou com uma ação contra a montadora por instalar sistema em mais 14 milhões de veículos e coletar dados dos motoristas

A General Motors foi processada pelo estado do Texas, que acusou a montadora de instalar tecnologia em mais de 14 milhões de veículos para coletar dados sobre motoristas. Tais informações teriam sido vendidas para seguradoras e outras empresas sem o consentimento dos clientes.

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse à Reuters que o processo surgiu após uma investigação, que começou em junho, sobre se as montadoras coletaram e venderam dados sem o conhecimento dos motoristas. Paxton disse que os dados da GM foram usados para compilar “Pontuações de Condução”, avaliando se mais de 1,8 milhão de motoristas do Texas tinham hábitos “ruins” ao dirigir.

Com isso, as seguradoras poderiam usar as informações para decidir se aumentariam os prêmios, cancelariam apólices ou negariam cobertura. A tecnologia teria sido instalada na maioria dos veículos da GM a partir de 2015. Segundo o procurador, a montadora fazia com que os revendedores sujeitassem os consumidores desavisados, que tinham acabado de concluir a compra ou o leasing, a acreditar que o registro no sistema OnStar, que coletavam os dados, era obrigatório.

“As empresas estão usando tecnologia invasiva para violar os direitos dos nossos cidadãos de maneiras impensáveis”, disse Paxton. “Nossa investigação revelou que a General Motors se envolveu em práticas comerciais flagrantes que violaram a privacidade dos texanos e quebraram a lei. Nós os responsabilizaremos.” O Texas entrou com a ação em um tribunal estadual no Condado de Montgomery, perto de Houston.

Do Automotive Business