GM ingressa no Polo Tecnológico de Santo André
A GM, que tem sua matriz para a América do Sul situada em São Caetano, acaba de se juntar ao Parque Tecnológico de Santo André. A participação da montadora teve início com o lançamento de um desafio inédito que a empresa apresenta ao ecossistema de inovação do Grande ABC, por meio do hub de inovação, denominado GM Challenge – Digitalização de Processos e Intralogística Otimizada via IoT e Aplicativos Móveis. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.
O Hub de Inovação atua como um impulsionador, apoiando empresas que desejam avançar em pesquisas, novos produtos e processos. Ele conecta essas entidades com startups, universidades e Centros Tecnológicos na região, todos unidos com o propósito de encontrar soluções inovadoras para desafios apresentados por essas empresas.
O desafio inaugural da empresa é centrado na co-inovação, visando a aprimorar digitalmente um processo suplementar na linha de produção da unidade de São Caetano. O resultado esperado envolve a criação de plataformas móveis digitais assistidas por tecnologias de geolocalização e suporte digital ao processo. Essas inovações têm o objetivo de aperfeiçoar o rastreamento e a gestão de produtos durante estágios intermediários do processo de produção convencional.
Ricardo Magnani, Diretor Técnico do Parque Tecnológico, afirma que esta é a primeira incursão da empresa no campo da flexibilização de processos por meio de sistemas digitais que fortalecem o processo de produção. Isso se alinha com as tendências globais da Indústria 4.0, onde os processos podem ser adaptados e complementar as linhas de produção convencionais que já recebem suporte digital. Além da localização, a aplicação é projetada para operar independentemente dos sistemas legados da empresa, mas possui a capacidade de integrar dados por meio de APIs e rotinas específicas.
Do Diário do Grande ABC