GM inicia produção do Chevrolet Spark no Ceará e prepara linha para Captiva elétrico

SUV médio também será montado em regime SKD na fábrica da Pace

A General Motors deu o start na produção do elétrico Chevrolet Spark na fábrica da Pace em Horizonte (CE). O evento de abertura da unidade, realizado na quarta-feira, 3, no entanto, teve outra novidade: será também montada na fábrica, em regime SKD, a versão elétrica do utilitário Chevrolet Captiva. A montadora já vende unidades importadas do SUV no Brasil. De acordo com a GM, a produção do Captiva começará em 2026.

A Captiva chega para ampliar o número de veículos produzidos na fábrica cearense da Pace. Afora os dois modelos Chevrolet, outros modelos devem ocupar os demais galpões da fábrica, uma vez que a Pace negocia contratos de produção envolvendo outras marcas. Uma delas poderá ser a Sinotruk, uma das convidadas da Pace para estar presente na inauguração da linha produtiva de veículos GM e, assim, conhecer as instalações e estreitar as relações.

A montadora chinesa de caminhões, inclusive, prepara sua retomada no mercado brasileiro de pesados com operação própria, assim como Foton e JAC. De qualquer forma, a Pace já fechou contrato de produção de uma marca que não a GM na fábrica de Horizonte. O nome da empresa, no entanto, segue oculto por trás do biombo corporativo. A produção do Spark e do Captiva insere o Ceará novamente no cenário automotivo nacional.

O estado estava fora desse universo desde que a Troller, controlada pela Ford, encerrou as atividades produtivas justamente na fábrica que, hoje, está nas mãos da Pace. A retomada é fruto de um investimento inicial da ordem de R$ 400 milhões nas instalações, as quais envolvem, além dos galpões de montagem, a construção de um centro de armazenamento de peças e um centro de desenvolvimento.

Do Automotive Business