GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
Montadora investe em adaptação de plantas, mas enfrenta desafios na transição energética
A General Motors está investindo pesado para transformar suas fábricas de veículos a combustão em instalações capazes de produzir carros elétricos. A estratégia da montadora é flexível: algumas plantas serão dedicadas exclusivamente a veículos elétricos (EVs), enquanto outras produzirão tanto modelos elétricos quanto a gasolina/flex.
Segundo Mark Reuss, presidente da GM, adaptar fábricas existentes é mais barato do que construir novas, oferecendo agilidade na transição para os EVs. A empresa busca atender à demanda dos consumidores enquanto otimiza sua capacidade produtiva. A GM estabeleceu a meta de oferecer apenas veículos elétricos de passeio em termos globais até 2035 e está expandindo sua linha de veículos elétricos, incluindo picapes elétricas e o Equinox EV, com preço inicial de cerca de US$ 35 mil (R$ 195.000).
No entanto, a adoção de EVs tem sido mais lenta que o esperado, com consumidores ainda preocupados com preço e infraestrutura de carregamento. Isso levou a GM e outras montadoras a adiar alguns investimentos. A empresa postergou o início da produção da picape elétrica full-size na fábrica de Orion, em Michigan, para meados de 2026, e também atrasou o lançamento do primeiro EV da Buick.
No Brasil, onde a GM opera com a marca Chevrolet, ainda não foram detalhados planos de mudança nas plantas. Mas no passado, quando questionamos executivos da marca sobre o tema, a resposta foi positiva sobre a adaptação de fábricas. Então, tudo vai depender da demanda e velocidade de aceitação dos EVs no mercado.
Do Automotive News