GM São José dos Campos chega aos 65 anos com mais de 6 milhões de veículos produzidos

Inaugurada em 10 de março de 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek a unidade da General Motors em São José dos Campos, SP, começou sua história ainda no início daquela década com a busca por terreno junto à Estrada de Ferro Central do Brasil, às margens da Rodovia Presidente Dutra, e no eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

O objetivo inicial era produzir motores para caminhões, demanda que despontava no País na época. Da aquisição do terreno, em 1953, ao início da operação, foram mais seis anos. A meta, de acordo com a montadora, era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503, de médio porte, e 3.104, leve.

Posteriormente foi lançada a picape Chevrolet, conhecida como Marta Rocha, em referência à composição de saia e blusa em branco e azul, a cor dos olhos da primeira Miss Brasil, eleita em 1954, mesmas cores da pintura do veículo. No espaço de 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída no Vale do Paraíba foi montada também uma fundição de peças para a produção dos motores, processo pioneiro àquela altura.

Hoje, aos 65 anos, o complexo industrial composto por seis fábricas comemora a marca de 30 milhões de motores e transmissões fabricados, além de 6 milhões de veículos. São fabricados, ali, os modelos S10 e Trailblazer, componentes, transmissões e motores, e empregados em torno de 3,3 mil profissionais. O complexo conta com ações para reduzir o consumo de recursos naturais de seu processo produtivo, como água e energia, além de avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar.

Da AutoData