GM terá concessionárias dedicadas aos veículos eletrificados no Brasil

Montadora faz mapeamento da rede, mas lojas específicas deverão ficar em capitais e grandes cidades

A General Motors prepara a sua rede para receber os seus novos veículos totalmente elétricos no mercado brasileiro. A montadora terá concessionárias especializadas em carros eletrificados, segundo Fábio Rua, vice-presidente de relações governamentais, comunicação e ESG da GM para a América do Sul. “A nossa estratégia é ter uma rede mais dedicada ao veículo totalmente elétrico para melhorar a experiência do cliente”, disse o executivo. “Estamos no momento mapeando essas concessionárias no mercado brasileiro.”

Esse direcionamento, de acordo com Rua, é necessário já para o lançamento do Blazer EV, que será o segundo veículo elétrico da montadora no mercado brasileiro – a empresa já vende os Bolt EV e EUV. “É um carro que irá movimentar o mercado”, disse Fabio Rua durante o lançamento da nova S10, em Londrina (PR). “Além do Blazer EV, vamos trazer o Equinox EV este ano. Nossa rede tem que estar preparada.”

Hoje, a GM tem cerca de 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil e o executivo afirmou que as lojas mais especializadas em veículos elétricos devem estar em mercados em que as vendas deste segmento são mais relevantes. “O mapeamento segue onde há mais infraestrutura de recarga e onde os licenciamentos são mais representativos”, ressaltou o executivo.

Atualmente, o Brasil, de acordo com dado da Associação Brasileira de Veículos Elétrico (ABVE), tem um carregador para cada 13 carros eletrificados. Na Europa, esta relação é de 10 por 1. Em São Paulo, por exemplo, a infraestrutura de recarga se aproxima aos níveis da Califórnia. Ao todo no país há 7,5 mil pontos de carregamento, sendo 500 equipamentos de carga rápida.

Do Automotive Business