Governo anuncia desoneração de IPI sobre o setor de móveis

A isenção da alíquota valerá até 31 de março de 2010 para móveis de madeira, aço e plástico, além de placas de madeira utilizadas na fabricação de móveis

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (25) a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre o setor de móveis. A isenção da alíquota valerá até 31 de março de 2010 para móveis de madeira, aço e plástico, além de placas de madeira utilizadas na fabricação de móveis. Com o benefício, os cofres públicos irão arrecadar R$ 217 milhões a menos.

Mantega também prorrogou a redução do tributo que incide sobre materiais de construção até junho do ano que vem. Inicialmente, o benefício terminaria no final deste ano. Segundo o ministro, o governo deixará de arrecadar R$ 686 milhões com a medida.

Na terça-feira (24), o governo informou que irá estender a diminuição do IPI sobre automóveis flex, que são movidos tanto a álcool quanto à gasolina. O objetivo é estimular a produção de veículos menos poluentes. A medida está em linha com a redução de impostos sobre itens da linha branca que consumam menos energia.

Do Diário OnLine