Governo anuncia programa para renovar frota de caminhões
O governo federal anunciou, na sexta-feira, 1º de abril, um programa de renovação da frota de caminhões e ônibus do Brasil. Publicada no Diário Oficial da União, a medida Provisória (MP) 112/2022 estabelece a compra desses tipos de veículos com mais de 30 anos pelo valor de mercado.
Chamado de “Renovar”, o programa tem como objetivo de melhorar a frota de caminhões, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários, de acordo com a MP, é permitir a redução de custos de logística e melhorar a qualidade de vida dos profissionais da área. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, essa idade já é considerada o fim da vida útil do automóvel.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), há 854.244 caminhões e 75.943 caminhões-trator com mais de 30 anos em circulação no Brasil em 2020. Dados da Secretaria Nacional do Trânsito apontam que do total de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil, 26%, ou seja, 910 mil tem 30 anos ou mais de fabricação.
De acordo com o Ministério da Economia, os fundos necessários para a compra dos veículos e seus desmontes ou destruição serão oriundos das empresas contratadas para exploração e produção de petróleo e gás natural. A adesão ao programa é voluntária e poderá ser feita pelos donos dos veículos ou pelo financiador/parceiro público ou privado.
Do Yahoo Finanças