Governo começa a distribuir remédios gratuitos para hipertensão e diabetes nesta segunda
O programa Aqui Tem Farmácia Popular começa, nesta segunda-feira (14), a distribuir gratuitamente medicamentos para hipertensão e diabetes.
De acordo com informações da Agência Brasil, cerca de 15 mil drogarias em todo o País estão conveniadas ao programa. O Ministério da Saúde estima que quase 960 mil hipertensos e diabéticos cadastrados sejam beneficiados pela medida.
Nos moldes antigos, o governo pagava 90% do valor dos medicamentos para hipertensão e diabetes e o cidadão tinha de arcar com o restante. Para adquirir o medicamento, o cidadão deve apenas apresentar um documento com foto, CPF e receita médica.
Aqui Tem Farmácia Popular
O programa está presente em 2,5 mil municípios e tem como objetivo oferecer medicamentos essenciais a um baixo custo para a população. Cerca de 1,3 milhão de pessoas são beneficiadas por mês.
Segundo o Ministério da Saúde, o orçamento anual do Aqui Tem Farmácia Popular é de R$ 470 milhões. Por meio de parcerias com redes privadas de farmácias, o governo federal paga 90% do preço de referência do medicamento nos estabelecimentos, com a marca do programa.
São oferecidos 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
Do InfoMoney