Governo de Pernambuco testa ônibus movido a gás natural

O governo de Pernambuco, por meio da secretaria de mobilidade e infraestrutura (Semobi), Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), em parceria com a Conorte, começa a testar ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) na região metropolitana do Recife.Na avaliação do governo, a adoção do gás natural é uma alternativa promissora de fonte de energia para o transporte público de ônibus na região metropolitana, visando reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética.

“O nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores para o estado. A partir do uso do gás natural garantimos uma mobilidade urbana sustentável e tiramos do papel um projeto inovador para Pernambuco. É assim que seguimos em frente com o nosso compromisso de permitir que a mudança continue acontecendo”, disse a governadora Raquel Lyra.

O novo ônibus funciona com gás metano. Isto significa que tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano podem ser utilizados. Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO² (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.

Desde 2023, já foram entregues 185 ônibus novos, desses, 92 contam com ar-condicionado, integrados ao serviço de transporte público região metropolitana do Recife. Além disso, 12 ônibus novos serão entregues para compor a frota. A frota do transporte coletivo em operação é de 2.213 veículos.