Governo discute novas medidas anticrise e pode esticar IPI reduzido
A prorrogação dos prazos de recolhimento de impostos; o aumento do prazo de carência de empréstimos do BNDES e recursos para financiar capital de giro das empresas estão sendo estudadas
A equipe econômica do governo começa a discutir nesta semana novas medidas anticrise, seguindo determinação do presidente Lula.
Entre as medidas de análise estão a prorrogação dos prazos de recolhimento de impostos; o aumento do prazo de carência de empréstimos do BNDES; recursos para financiar capital de giro das empresas, maior rapidez no ressarcimento de créditos tributários federais e estaduais nas exportações, depreciação acelerada de ativos e a desoneração do IPI, PIS e Cofins sobre máquinas e equipamentos.
Nova reunião
Uma nova reunião do grupo de acompanhamento da crise deve ocorrer amanhã (17) quando deverão ouvir os líderes de grupos empresariais e suas reivindicações. “Precisamos que finalmente o discurso de desoneração de investimentos se concretize”, disse Mário Bernardino, consultor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee), Humberto Barbato, o dólar baixo tem sido um agravante nesse cenário. Em sua opinião, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pode ser a solução para parte dos problemas.
Da Agência FEM-CUT