Governo federal estará na Jornada Cidadã

Dois dos principais responsáveis pelas relações da presidente Dilma Rousseff com o movimento social, o secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, e o diretor do Departamento de Participação Social, Pedro Pontual, participarão no sábado (12/11), em São Caetano, da abertura da 5ª Jornada Cidadã. Pedro Pontual foi secretário de Orçamento Participativo de Santo André, na gestão do prefeito petista Celso Daniel, entre 2001 e 2004.

As presenças do secretário Nacional e do diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência na 5ª Jornada, organizada em torno da juventude, refletem a preocupação da presidente Dilma com a necessidade de engajar a juventude na interlocução com os diversos programas desenvolvidos por seu governo. “Um projeto de País só tem consistência se a juventude o abraçar”, sustenta Paulo Maldos.

Para o secretário, o governo federal está preocupado com as mazelas que alcançam setores da juventude suscetíveis ao assédio das drogas e da alienação produzida pela exclusão social. O esforço, de acordo com Maldos, é trazer a juventude para participar de conferências nacionais, encontros e outras iniciativas inclusive com “formas próprias de participação, novas mídias e redes sociais”.

Além dos pronunciamentos de autoridades federais e regionais na solenidade de abertura, a 5ª Jornada vai abrigar programação cultural, de economia solidária e de atividades de lazer, e um ato inter-religioso. A programação pode ser encontrada na internet, no site do ABCD MAIOR (http://abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=35648).

As Jornadas Cidadãs são organizadas pelo Fórum Social do ABCDMRR. O Fórum, que reúne centenas de entidades sociais da Região, foi fundado durante a 2ª Jornada, em 2008, em Santo André. A 1ª Jornada foi realizada em São Bernardo, a 3ª em Mauá, em 2009, e a 4ª em Diadema, em 2010.

Do ABCD Maior