Governo Federal irá destinar R$ 8 milhões para autopeças

Incentivos às pequenas e médias autopeças da região virão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)


Morcegão, diretor do Sindicato, incentivou as empresas da região a aderirem ao projeto.
Foto: Raquel Camargo / SMABC

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está oferecendo projeto de fortalecimento do setor automotivo, com incentivos de quase R$ 8 milhões, às pequenas e médias autopeças da região.

Os recursos serão provenientes, em sua maioria, do Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul para a Cadeia Automotiva (Focem Auto).

O pré-lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira (21) na Regional Diadema do Sindicato em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e contou com a participação de empresários do setor.

Durante dois anos, uma série de atividades será desenvolvida junto às cem empresas escolhidas no Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), com o intuito de ampliar sua competitividade.

O patrocínio abrange consultorias, treinamentos, estudo de mercado, seminários de inovação e difusão tecnológica, entre outros.

“O programa possibilita que as autopeças da região possam se preparar para fornecer as montadoras dentro das exigências do Novo Regime Automotivo”, explicou o coordenador de São Bernardo do Sindicato, Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão, que participou do pré-lançamento.

APL
Morcegão destacou a importância da inscrição ao projeto pelas empresas que compõe o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria.

“O Sindicato sempre esteve empenhado no desenvolvimento do setor por meio dessa associação de empresas, que é o APL e essa assistência de conteúdos técnicos que está sendo oferecida pela ABDI é fundamental para isso”, concluiu.

Até o começo de julho, a ABDI irá disponibilizar a página na internet para que as empresas se cadastrem ao projeto.

O que o projeto oferece:

  • Desenvolvimento de competências empresariais e profissionais.
  • Ampliação do networking (rodadas de negócios, estímulo a associações empresariais).
  • Disseminação de boas práticas de gestão da produção e tecnologia.
  • Compartilhamento de experiências.
  • Capacitação de recursos humanos em produção automotiva, qualidade, produtividade, segurança e logística.
  • Capacitação de gestores das empresas em técnicas de administração da produção para a indústria automotiva.
  • Ampliação das atividades de cooperação tecnológica (intensificação da pesquisa, desenvolvimento e engenharia no setor automotivo).

Da Redação