Governo já vê alta de 1% do PIB neste ano

A expectativa do governo é de que, lançada a proposta de nova Lei do Petróleo, a notícia de bom desempenho econômico no segundo trimestre e a expectativa positiva para o segundo semestre de 2009 trarão dividendos políticos

O governo projeta uma expansão de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, na comparação com 2008, informa Kennedy Alencar, em reportagem da edição da Folha desta quinta-feira.

“Segundo um auxiliar direto do presidente, o resultado do PIB no segundo trimestre, comparado ao número do primeiro trimestre, mostrará uma recuperação acima das expectativas do governo e da iniciativa privada”, diz a reportagem. A divulgação do PIB referente ao segundo trimestre será feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo dia 11.

No boletim Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira (31), a previsão do PIB é de retração de 0,30% para este ano; para 2010, a previsão é de expansão de 4%.

A expectativa do governo é de que, lançada a proposta de nova Lei do Petróleo, “a notícia de bom desempenho econômico no segundo trimestre e a expectativa positiva para o segundo semestre de 2009 trarão dividendos políticos”. “Lula acredita que esses fatos poderão fazer a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, crescer nas pesquisas sobre a sucessão presidencial.”

Da Folha Online