Governo japonês perde a paciência com maracutaias da Toyota

Ministério dos Transportes obriga Toyota a promover “reformas drásticas” em seus processos de certificação, abarrotados de irregularidades

Com 5,16 milhões de carros vendidos no primeiro semestre de 2024, a Toyota sustentou o título de maior fabricante do planeta. Mas a celebração durou pouco. A gigante recebeu um ultimato do governo japonês. O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão ordenou, na quarta-feira (31), que a montadora promova “reformas drásticas” em seus processos de certificação de veículos. A bronca veio depois de uma sucessão de procedimentos fraudulentos para obter certificações de seus modelos.

As fraudes, apontadas pelo ministério como generalizadas e intencionais, envolvem certificações de segurança de modelos como Corolla Fielder, Corolla Axio e SUV Yaris Cross. Na conta ainda há um modelo da marca de luxo, Lexus. A maracutaia da Toyota envolvia dados falhos ou manipulados, segundo a agência de notícias Reuters, na tentativa de atestar a segurança dos modelos. A Toyota contratou empresas para fazer uma varredura nos processos de certificação e encontrar as irregularidades.

Os modelos tiveram produção suspensa, e a Toyota buscava uma forma de corrigir as irregularidades para voltar a produzi-los a partir de setembro. Em junho, a Toyota chegou a afirmar que não tinha encontrado mais irregularidades nos processos de certificação de seus carros. Mas inspeções feitas a mando da pasta apontaram o contrário.

O Ministério dos Transportes do Japão ainda apontou irregularidades em seis dos sete modelos certificados irregularmente que foram aprovados em outros mercados com base em dados manipulados. A pasta afirma ter alertado os órgãos responsáveis destes países sobre a falcatrua. Em nota, a Toyota reconhece os problemas e lamenta não ter sido capaz de solucionar as falhas. A montadora ainda afirma que irá reestruturar toda operação de certificação, melhorar a infraestrutura e gerenciamento de dados.

Do AutoPapo