Governo: Juros altos são um equívoco

“É a primeira grande decisão equivocada do governo Lula e esperamos que seja a única”. A opinião foi manifestada ontem por Luiz Marinho (foto), presidente do Sindicato, ao saber que o Banco Central (BC) manteve a taxa de juros básicos da economia inalterada em 26,5% ao ano.

Na opinião do dirigente, o Banco Central devia ter aproveitado a oportunidade para começar a reduzir os juros aos poucos com objetivo de reativar o setor produtivo. “Eu torcia para que eles acertassem dessa vez e abaixassem os juros, pois a manutenção das taxas nos níveis atuais é muito ruim”, afirmou Marinho. “Lamentavelmente o BC manteve o percentual e isto pode provocar reflexos graves sobre a economia do País”, prosseguiu.

Mesmo assim, Marinho não está completamente pessimista com a decisão. Ele acredita que os efeitos dos juros altos ainda não atingiram fortemente toda a produção da economia. “Mas repito: se as taxas continuarem nesses níveis, as consequências poderão ser muito graves”, alertou o presidente do Sindicato.