Governo Lula: Consumo cresce 11% entre os mais pobres
As classes D e E, formadas por famílias com rendimento médio de até quatro salários mínimos e que representam 39% da população brasileira, consumiram 11% mais alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza durante os primeiros quatro anos de governo Lula.
De acordo com levantamento divulgado pela LatinPanel, a maior agência de pesquisa de consumo domiciliar da América Latina, os brasileiros mais pobres ampliaram sua cesta básica de compras de 21 para 27 itens. Além de aumentar o número de produtos, melhorou a qualidade do consumo nas classes D e E.
Leite e suco – O pessoal passou a comprar, por exemplo, suco em pó, massa instantânea, caldo para tempero, salgadinhos e leite longa vida. Cresceram também as compras de produtos básicos (de fácil preparo) e não-básicos (como condicionadores de cabelo).
Em dinheiro, os gastos dos brasileiros nas classes D e E subiu 35% no governo Lula, graças aos aumentos de salários, do crédito e dos benefícios do Bolsa-Família, segundo a Latin-Panel.
Essas conquistas contribuíram para que dois milhões de famílias deixassem as classes D e E durante o governo Lula e chegassem à classe média.