Governo Lula gera 170% mais empregos no ABC
Nos quatro anos do governo Lula foram criados 104 mil empregos com carteira assinada em toda a região. Nos oitos anos do governo FHC, foram apenas 39 mil.
Lula cria 104 mil vagas contra 39 mil de FHC
Foram criados quase três vezes mais empregos com carteira assinada na região durante os primeiros quatro anos de governo Lula na comparação com nos oito anos de mandato de FHC.
Os números foram calculados pelo Diário do Grande ABC com base em dados oficiais do Ministério do Trabalho. Eles mostram que o governo Lula abriu 104 mil vagas, enquanto no período FHC foram apenas 39 mil novos postos. Ou seja, com o petista foram 170% empregos a mais que na administração do PSDB.
No total, o resultado também é bastante desfavorável a FHC. Em 2002, quando o tucano deixou a Presidência, existiam 554 mil trabalhadores com carteira assinada no ABC. Número só 8% superior ao do início de mandato do tucano, em 1995.
Em outubro passado, vésperas do governo Lula completar quatro anos, a quantidade de trabalhadores empregada na região tinha aumentado para 657 mil, um crescimento de 19% em relação a FHC.
Melhor resultado está em São Bernardo
São Bernardo liderou o saldo da criação de empregos com carteira assinada no ABC nos quatro anos de governo Lula, com a abertura de 36 mil novas vagas. Durante o período FHC, o saldo foi de apenas 61 postos de trabalho criados.
A seguir veio Santo André, com saldo de 31 mil postos de trabalho durante o governo atual. Com FHC, o saldo foi de 1,3 mil.
Em Ribeirão Pires, o saldo de vagas com Lula atingiu 5,3 mil postos, enquanto na época de FHC ocorreu o fechamento de 3,5 mil postos de trabalho. Mauá teve saldo de 11 mil empregos com Lula e 5 mil com FHC.
Apenas em São Caetano e Rio Grande da Serra os números foram melhores com os tucanos. Em São Caetano o saldo com FHC foi de 46 mil e com Lula de 1,3 mil.
Rio Grande da Serra registrou saldo de 1 mil com os tucanos e 771 com o PT.
Emprego com Lula X Emprego com FHC* (vagas abertas)
Fonte: Diário do Grande ABC