Governo Lula: Maioria dos brasileiros aprova e apóia

O desempenho de Lula no governo agrada aos brasileiros. Tanto que, se as eleições para a Presidência da República fossem realizadas hoje, ele venceria no primeiro turno com 64% dos votos. É o que revela pesquisa feita pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada quarta-feira. No primeiro turno em 2002, Lula obteve 46% dos votos e no segundo, 61%.

A popularidade do presidente é tão grande, que ao final de três meses de governo, 75% dos entrevistados aprovam sua atuação e apenas 13% desaprovam (12% não sabe). Segundo o levantamento, 51% consideram a administração federal ótima ou boa enquanto apenas 7% afirmam que é ruim ou péssima (36% acham regular).

O Ibope comparou o início do atual governo com o anterior e os resultados foram lamentáveis para FHC. Para 49% dos entrevistados, Lula é melhor que seu antecessor e só 8% acreditam que está pior. Os demais 35% avaliam como igual o desempenho dos dois.

Prioridades
Questionados sobre as prioridades do governo, 48% apontaram o combate ao desemprego, 34% o combate à fome e à pobreza, 27% ações na área de Saúde, 25% segurança e combate à violência, 15% educação, 11% combate à inflação e 8% diminuição da corrupção.

Para 74%, a renda vai crescer ou se manter nos níveis atuais e 21% acreditam que irá diminuir. O temor maior é a inflação. De acordo com 61% dos ouvidos, ela aumentará. Também há pessimismo em relação ao desemprego, pois 56% acreditam que vai crescer.