Governo promete mais ajuda a atletas paraolímpicos
O presidente Lula prometeu que o governo não deixará de apoiar o esporte brasileiro e que o Estado também vai dar oportunidade para os atletas que jamais ganharam medalha.
“As empresas, muitas vezes, querem patrocinar os que já têm medalha, quem já ganhou. Mas o papel do Estado não é só financiar aquele que já é campeão. O papel do Estado é abrir as portas e dar oportunidades àqueles que nunca tiveram a chance de participar”, disse o presidente, ao receber no último dia 14 a delegação de atletas que competiu nas Paraolimpíadas de Atenas.
Segundo Lula, os atletas paraolímpicos deram uma lição a muita gente que pensa não ser capaz.
“Vocês saíram das Paraolimpíadas com uma responsabilidade infinitamente maior diante de 15 milhões de brasileiros que têm algum problema de deficiência e que podem ter em vocês o exemplo da auto-estima, o exemplo de abrir a porta e sair falando eu também posso”, enfatizou o presidente.
De uma brincadeira ao pódio
Antonio Tenório dos Santos ingressou cedo no esporte. Aos 13 anos, quando brincava com um estilingue, ficou cego do olho esquerdo. Seis anos depois, teve uma infecção que causou o deslocamento de retina no olho direito.
Perdeu totalmente a visão. Mas uma coisa ele não imaginava. Quem diria que aquela brincadeira de criança poderia colocá-lo pela terceira vez no lugar mais alto do pódio em uma Paraolimpíada?
Atleta do São Paulo Futebol Clube, o judoca de São Bernardo conquistou medalha de bronze na categoria até 100 kg. Para ele, essa medalha, diferente das anteriores, teve um novo sabor “Essa é mais especial porque já tenho 35 anos. Talvez vá para Pequim, mas não chego ao pódio”, afirmou o atleta explicando que seu objetivo, a partir de agora, é o Pan de 2007 no Rio de Janeiro. Esse também é o objetivo de Daniela Bernardes, outra atleta da cidade e portadora de deficiência visual. Ela também trouxe sua medalha de bronze no judô e promete trazer ouro de Pequim, em 2008.
O judô brasileiro nas Paraolimpíadas conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.