Grande Imprensa: Veja manipula e se “justifica”
A revista Veja continua produzindo jornalismo inventado sobre a crise política. No exemplar que está nas bancas (edição 1.915) há de tudo em termos de manipulação de informações.
Mas a sacanagem chega a um ponto absurdo na página 65. Encerrando matéria que tenta envolver o governo em uma série de denúncias mas não prova nada, a revista coloca este incrível texto: “Pela qualidade de suas fontes e pela proximidade delas com os fatos, Veja decidiu narrar o que se leu aqui”.
Não se conhecia comportamento igual em jornalismo. Uma reportagem fala por si: apresenta fatos, análises, dados e deixa a conclusão para o leitor.
Mas se a própria Veja escreve uma justificativa se defendendo é porque nem ela confia nas suas informações. Isto significa que colocou na página o que era de seu interesse, sem se importar com a verdade e tascou a tal justificativa para se defender no caso de levar um processo. Indiretamente a revista admite que está manipulando informações.
Por isso fala em fontes.
Fontes são as pessoas ouvidas para a feitura de uma reportagem. Por que Veja diz fontes e não cita os nomes das pessoas na matéria, como acontece em toda reportagem decente?