Grandes montadoras mostram que também podem ganhar com a chegada dos elétricos
Para as empresas automotivas de longa data, os novos veículos elétricos estão atraindo clientes que não são proprietários atuais das marcas
Montadoras iniciantes, como Lucid e Rivian, costumam afirmar que, como demonstrado pela Tesla, os compradores de carros elétricos estão abertos para experimentar novas marcas. Isso é verdade para startups, porém, também é verdade para grandes montadoras como Ford, General Motors e Volkswagen.
Para as empresas automotivas de longa data, os novos veículos elétricos estão atraindo clientes que não são proprietários atuais das marcas, de acordo com dados do site automotivo Edmunds.com. Isso significa que os veículos elétricos estão atraindo aqueles que sempre buscam “vendas de conquista”.
Essas são vendas que não apenas geram receita, mas podem criar novos clientes de longo prazo, esperam as montadoras. Claro, se tudo der certo. Entre os compradores do novo Ford Mustang Mach-E, quase 70% ainda não eram clientes da Ford, de acordo com a Edmunds.com. Para a marca Chevrolet (GM), a tendência é semelhante.
Na Volkswagen, que vende muito menos veículos nos Estados Unidos do que a Chevrolet ou a Ford, a diferença era menor, mas ainda notável. Entre aqueles que compram o SUV elétrico ID.4, 72% não eram clientes VW atuais, em comparação com 60% dos compradores VW em geral, de acordo com Edmunds.com. Conquistar novos clientes é bom para qualquer montadora. Mas o objetivo final é manter esses clientes quando eles estiverem prontos para seguir para o próximo veículo.
Da CNN Brasil