Greve dos bancários completa 13 dias com adesão de mais 29 mil trabalhadores
De acordo com balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, hoje houve a paralisação de 733 locais de trabalho (sendo 717 agências bancárias e 16 centros administrativos), na base do Sindicato. Estima-se que mais de 29 mil trabalhadores participaram das paralisações. Durante todo o período de greve, o autoatendimento continua funcionando normalmente.
“As receitas de tarifas têm progressivamente aumentado sua contribuição para geração de lucro dos bancos. Essas receitas atingiram R$ 92,3 bilhões, nos últimos 12 meses, com alta de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com um lucro que aumenta a cada ano, os bancos podem atender às reivindicações da categoria”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.
A dirigente destaca que o Comando Nacional dos Bancários enviou carta para Fenaban na última sexta-feira reiterando sua disposição em negociar. “O silêncio dos bancos mostra o descaso com os trabalhadores e a sociedade. Qualquer prejuízo à população será responsabilidade dos banqueiros.”
No ABC, 215 agências foram fechadas, contando com a adesão de 2560 funcionários. Esses números demonstram a disposição da categoria de enfrentar o silêncio da Fenaban, que se recusa a apresentar proposta com aumento real de salário, valorização do piso, melhoria da PLR, mais contratações, fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de trabalho com fim das metas abusivas, mais segurança e igualdade de oportunidades.
“Essa postura dos banqueiros só tem criado mais indignação por parte dos bancários. Verdadeira falta de respeito. Continuaremos à disposição para negociar uma proposta que atenda às demandas da categoria”, destacou Eric Nilson, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC.
Nesta quinta-feira (3/10) será realizada manifestação, às 13 horas, em frente ao antigo Teatro Carlos Gomes, na Rua Senador Fláquer, em Santo André. Na sequência ocorre assembleia para que sejam decididos os próximos passos da Campanha Nacional 2013.
Do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região