Greves quebram resistência e G2 marca reunião nesta quinta
Até esta quarta, 283 acordos já foram fechados, totalizando 75 mil trabalhadores na base com 8%
Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato. Foto: Raquel Camargo / SMABC
A bancada do Grupo 2 (máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos e similares) entrou em contato nesta quarta-feira (3) com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) para solicitar a retomada das negociações da Campanha Salarial 2012.
O convite foi aceito e o encontro será realizado nesta quinta (4), às 14h, no prédio da Fiesp, em São Paulo.
“Este pedido é um bom sinal”, comentou o vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques. “Eles não voltariam a nos procurar sem ter novas propostas que mereçam ser debatidas, pois já sabem quanto queremos de reajuste”, prosseguiu. “Estou otimista”, afirmou o dirigente.
Ele fez questão de destacar a importância da mobilização da categoria para pressionar os patrões a retomarem as negociações, que estavam paradas há mais de uma semana.
Rafael lembrou que foi graças a essa luta que mais de 75 mil companheiros, em 283 fábricas, conquistaram o reajuste em empresas que desobedeceram a orientação dos grupos patronais e já se comprometeram a pagar 8% para os trabalhadores.
“Sabemos que os patrões não gostam das greves, mas elas são um instrumento legítimo da classe trabalhadora e os Metalúrgicos do ABC nunca deixarão de parar a produção quando isto for necessário para defender seus interesses”, explicou o vice-presidente do Sindicato.
“Mas a mesa de negociações continua a ser o local que privilegiamos para resolver nossos problemas com os empresários”, destacou.
Este é mais um motivo que faz o dirigente depositar esperança na reunião desta quinta. Se o impasse com o G2 for resolvido, ele acredita que as portas estarão abertas para as negociações serem retomadas com os demais grupos patronais.
“A data-base da categoria foi em 1º de setembro, há mais de um mês. Já passou da hora de encerrarmos a Campanha Salarial 2012”, concluiu Rafael.
CLIQUE AQUI E VEJA ONDE JÁ TEM ACORDO
Metalúrgicos do ABC que já conquistaram 8% de reajuste
Estamparia
Total de Metalúrgicos no ABC: 2600
Trabalhadores com acordo: 942
Fundição (ACORDO FECHADO)
Total de Metalúrgicos no ABC: 1211
Trabalhadores com acordo: 1211
Grupo 2
Total de Metalúrgicos no ABC: 16400
Trabalhadores com acordo: 5348
Grupo 3
Total de Metalúrgicos no ABC: 25400
Trabalhadores com acordo: 22267
Grupo 8
Total de Metalúrgicos no ABC: 12700
Trabalhadores com acordo: 7307
Grupo 10
Total de Metalúrgicos no ABC: 11300
Trabalhadores com acordo: 2705
Montadoras (ACORDO FECHADO)
Total de Metalúrgicos no ABC Base: 35.300
Trabalhadores com acordo: 35.300
Base dos Metalúrgicos do ABC: 104 mil
Trabalhadores com acordo: 75 mil
Da Redação