Grito dos Excluídos: Romaria para Aparecida
A tradicional romaria a pé do Grito dos Excluídos já está no Vale do Paraíba e os participantes estarão em Aparecida do Norte no próximo domingo, dia 7. A romaria, que acontece pelo sexto ano consecutivo, saiu domingo passado de São Paulo e de Santo André.
Em Aparecida, eles se encontrarão com todos os movimentos sociais que participam do Grito, que este ano tem por tema Tirem as mãos, o Brasil é nosso chão.
Segundo João Felício, secretário-geral da CUT, a Central apresentará em Aparecida as campanhas nacionais Exija Carteira Assinada; direito ao trabalho; liberdade e autonomia sindical e redução da jornada sem redução do salário.
Ao todo são 150 pessoas na romaria pela Via Dutra, representando comunidades eclesiais de base, movimentos populares, pastorais sociais da região episcopal Brasi-lândia e Diocese de Santo André. Os manifestantes seguem caracterizados com chapéu de palha e com o símbolo do Grito, uma fita verde e amarela escrita “Vacine-se contra a ALCA”.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular para denunciar as diversas situações de exclusão vividas pelos brasileiros. Ocorre todos os anos no 7 de setembro, em todos os Estados do Brasil. A maior concentração acontece em Aparecida. Os organizadores acreditam que as atividades em 2003 atinjam 2,5 mil localidades em todo o País. Na capital paulista, as mobilizações serão no Museu do Ipiranga.