Grupo 9: Mais três acordos e um protesto

Os metalúrgicos na TM Bevo e Alumbra, de São Bernardo, e TRC, de Diadema, também já garantiram seus acordos salariais. Já os companheiros na Zema Zselics fizeram um protesto na última sexta-feira.

Com esses, já somam 24 acordos feitos pelo sindicato desde quando começaram as negociações diretamente com as empresas. Além da reposição das perdas, em todos eles o aumento real é de 3% e as cláusulas sociais foram renovadas.

Depois dessa nova fase da campanha, amanhã será a primeira vez que a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) voltará a se reunir com o grupo 9. “A perspectiva é que saia uma proposta, porque os acordos individuais mostram que as fábricas podem atender nossa reivindicação salarial”, disse o presidente da FEM, Adi dos Santos Lima.

Protesto

Os cerca de 300 companheiros na Zema, fábrica de máquinas de São Bernardo, pararam por duas horas e meia na manhã de sexta-feira e deram prazo até amanhã para que a empresa apresente uma proposta. A disposição é de greve por tempo indeterminado caso isso não ocorra.