Grupo de Trabalho visita Parque Tecnológico no Vale do Paraíba
Outra viagem está agendada para o próximo dia 20 ao Rio Grande do Sul. Sede do parque tecnológico da região deve sair até o fim do ano
Os prefeitos do ABCD e representantes do GT (Grupo de Trabalho) do Parque Tecnológico viajaram na manhã desta quinta-feira (06) para São José dos Campos para entender melhor como vai se compor o SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) da Região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo e coordenador do GT de Crédito do Consórcio Intermunicipal, Jefferson José da Conceição, disse que ficou impressionado com a estrutura. “Nós vimos como funciona o processo e entendemos a importância de tudo o que acontece”, falou.
O Parque Tecnológico de São José foi implantado em março de 2006 e só a área tem mais de um milhão de m² de terreno e 30 mil m² de área construída. Dentro do Parque Tecnológico estão implantados os Centros de Desenvolvimento de Tecnologias, Incubadora de Negócios, APLs (Arranjos Produtivos Locais), Fatec (Faculdade de Tecnologia), entre outros.
Para Jefferson, o ABCD tem cadeias automobilísticas importantes, assim como a petroquímica, as universidades e instituições que farão com que dê certo a implantação do parque. “Nós temos todos os elementos importantes para constituir um polo tecnológico. Os prefeitos ficaram bem otimistas e acredito que vai dar certo”, afirmou o secretário.
Já está agendada outra visita ao Parque Tecnológico do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, no dia 20/08.
Sede do parque tecnológico da região deve sair até o fim do ano
O processo de viabilização do Parque Tecnológico do Grande ABC, projeto que vem sendo idealizado desde o início dos anos 2000, deu ontem outro passo importante rumo à sua concretização. Embora sua implementação ainda esteja bastante incipiente, durante a visita de uma comitiva de 53 pessoas ao Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), foram cogitados locais e datas para início das obras.
Até dezembro deverá ser definido o local em que será instituída a sede do parque. A expectativa é de que o projeto de construção seja desenvolvido e aprovado ao longo de 2010, para que a construção se inicie em 2011.
Os municípios cogitados para abrigá-la são Santo André e São Bernardo por conta de terem maiores áreas disponíveis. Essa, pelo menos, é a aposta dos presentes à visita, dentre eles, os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho, e o de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, que é também presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC. Além deles, integraram o grupo os secretários Celso Amâncio, do Desenvolvimento Econômico de São Caetano, Marcelo Menato, do Desenvolvimento de Ribeirão Pires e Jorge Luiz Guzo, secretário de Administração e Modernização de Santo André. Empresários e representantes de entidades regionais também integraram a comitiva.
São Bernardo aposta em antigos galpões espalhados pela cidade. Em Santo André, as possibilidades estão melhor definidas, embora nada seja oficial ainda: próximo à Pirelli (onde se construiria a Cidade Pirelli), nas imediações da Avenida dos Estados, próximo ao Auto Shopping Global ou em área periférica da Vila de Paranapiacaba.
Como a região engloba sete cidades, torna-se muito difícil reunir os centros tecnológicos em um só lugar, Assim, estuda-se concentrar o laboratório das ideias em uma espécie de matriz, mantendo estreito relacionamento com as universidades e empresas dos vários arranjos produtivos locais.
Da Redação