Grupo propõe transformar o Consórcio em entidade pública

O impulso ao desenvolvimento econômico e social do ABC envolve uma série de ações por parte das prefeituras da região, aliadas a projetos voltados ao turismo de negócios e à ocupação dos espaços vazios, com interação entre empresas e universidades para aprimorar a qualificação dos trabalhadores.
Este foi um dos consensos do grupo de trabalho Acesso a Mercados e Potencialidades, realizado durante o Seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento.
Uma das ações propostas para as prefeituras é transformar o Consórcio de Prefeitos em entidade pública, pois desta forma ele teria condições de receber e repassar verbas do Estado e da União. Outras propostas são a retomada do planejamento estratégico da região e avanços na relação entre o Consórcio e a Câmara Regional.

Alta tecnologia
O grupo de trabalho acredita no potencial do turismo de negócios e sugere a realização da Feira do Aucom uma visão de conjunto”, afirmou. Segundo ele, a disposição é continuar o diálogo para definir os rumos da região.

Também foram aprovadas propostas da criação de condomínio de empresas em áreas vazias e a utilização dos galpões industriais desativados.
Os participantes do grupo querem o envolvimento das universidades no processo de formação e qualificação permanentes dos trabalhadores e na consolidação do pólo industrial aqui existente com a atração de empresas de alta tecnologia.

Mercados devem ser potencializados

Outro tema debatido pelo grupo de Acesso a Mercados e Potencialidades foi a necessidade de potencializar os mercados regional, nacional e internacional.
Entre outras propostas, foi defendida a criação de uma política para empresas exportadoras, incentivo ao comércio popular, articulação entre as empresas instaladas na região e garantir os índices de 60% de nacionalização de peças e componentes, conforme acordo do Mercosul.
O grupo quer também maior participação das empresas da região nos setores de petróleo e gás, com o diagnóstico de oportunidades, criação de uma logística, realização de uma feira e aproveitamento das oportunidades colocadas pela Petrobras, que vai reformar suas tubulações no ABC.