GT do setor automotivo é instalado no ABC
Grupo de Trabalho foi instalado oficialmente nesta sexta (5), em São Bernardo. Evento reuniu trabalhadores, governos e empresários; o secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, não apareceu nem justificou ausência. "Saímos de outras crises de maneira muito semelhante ao que estamos fazendo agora: por meio do diálogo e da negociação. Tenho confiança que construiremos uma nova realidade com ousadia e criatividade", disse Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Raquel Camargo
Além da Anfavea, Consórcio de Prefeitos e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também participam do grupo de trabalho o Sindipeças, a Agência de Desenvolvimento do ABC e o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André
Sobre o tripé busca de novos mercados externos, facilitar a vida financeira da cadeia produtiva e melhorar a infraestrutura viária da região, foi instalado na manhã desta sexta-feira, (5) o Grupo de Trabalho do Setor Automotivo do Consórcio de Prefeitos do ABC.
Coordenado pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o GT reunirá trabalhadores, poder o público e empresas para discutir metas e planos que ampliem a competitividade da cadeia automobilística na região.
Presente na solenidade de instalação do GT, o ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, Miguel Jorge, considerou oportuno a criação do grupo pois acredita que o Brasil sairá da crise melhor posicionado no setor. “A situação que atravessam as montadoras norte americanas está longe de ser resolvida. Quando ela terminar, o setor automobilístico brasileiro ocupará um lugar de liderança no cenário mundial”, previu. Segundo ele , o País é hoje o sexto maior produtor mundial e possui o quinto mercado consumidor de veículos.
O ministro colocou ainda a entrada dos chineses no setor como uma outra preocupação para os produtores locais, o que deve aumentar a atenção do GT.
Já o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, afirma que discutir o setor econômico mais importante do ABC significa discutir como fortalecer o ABC e o setor na região. O objetivo é garantir novos investimentos, inovações, tecnologia, transformar tudo isto em vantagens para a ABC e, no final, sedimentar e ampliar o emprego e a renda.
“Saímos de outras crises de maneira muito semelhante ao que estamos fazendo agora, pelo diálogo e negociação. Tenho confiança que construiremos uma nova realidade com ousadia e criatividade”, ponderou.
O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, concordou com o presidente do Sindicato ao comparar a iniciativa do GT à Câmara Setorial da Indústria Automotiva e à Câmara Regional do ABC, ambas funcionaram nos anos 90. “Vamos participar com plena convicção de que vamos construir, pelo diálogo, novas oportunidades”, acrescentou.
Sem precisar uma data, o coordenador do grupo, Luiz Marinho, anunciou que uma reunião entre os agentes acontecerá nos próximos dias para montar a agenda de reuniões do GT.
Além da Anfavea, Consórcio de Prefeitos e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também participam do grupo de trabalho o Sindipeças, a Agência de Desenvolvimento do ABC e o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.
Da Redação