GT é instalado no ABC

Com o objetivo de buscar novos mercados externos, facilitar a vida financeira da cadeia produtiva e melhorar a infraestrutura viária da região foi instalado na manhã de sexta-feira o Grupo de Trabalho (GT) do Setor Automotivo do Consórcio de Prefeitos do ABC.
Coordenado pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), o GT reunirá trabalhadores, poder público e empresas para discutir metas e planos que ampliem a competitividade do segmento automobilístico na região, gerando emprego e renda.
Presente no ato, o ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, Miguel Jorge, elogiou a criação do grupo pois acredita que o Brasil sairá da crise melhor posicionado no setor.
“Como a situação das montadoras norte americanas está longe de ser resolvida, o setor automobilístico brasileiro tem uma excelente oportunidade de ocupar um lugar de liderança no cenário mundial”, previu.

Criatividade
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, afirmou que fortalecer o segmento significa garantir novos investimentos, inovações e tecnologia, transformar tudo isto em vantagens para o ABC e, no final, sedimentar e ampliar o emprego e a renda.
“Saímos de outras crises de maneira muito semelhante a que estamos fazendo agora, por meio do diálogo e da negociação. Tenho confiança que construiremos uma nova realidade com ousadia e criatividade”, destacou.

Semelhança
O presidente da Anfavea Jackson Schneider, concordou com Sérgio Nobre quando comparou o GT à Câmara Setorial da Indústria Automotiva e à Câmara Regional do ABC, ambas dos anos 90. “Vamos participar com plena convicção de que vamos construir, pelo diálogo, novas oportunidades”, disse.
Um encontro entre os agentes acontecerá nos próximos dias para montar a agenda de reuniões do GT.
Também participam do grupo de trabalho o Sindipeças, a Agência de Desenvolvimento do ABC e o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.