GWM cola o pé no acelerador e prepara centro de P&D
Montadora terá novas instalações ao lado da fábrica, com mais de 60 profissionais e 4 mil m² de área construída
Com vendas crescentes e agora estabelecida como montadora, a Great Wall Motors quer ampliar a presença no país não só com automóveis e concessionárias. O próximo passo é a abertura de um centro tecnológico de pesquisa e desenvolvimento (P&D), como conta o CEO da GWM no Brasil, Diego Fernandes.
“Nos próximos dias, vamos inaugurar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento”, informou o executivo na quinta-feira, 28, no 33º Congresso Fenabrave, durante um painel dedicado a montadoras. A área do centro de P&D da GWM terá mais de 60 técnicos e engenheiros, atuando no desenvolvimento e nos testes de produtos locais. O foco será em tecnologia flex, na adaptação de veículos às condições locais de rodagem e à preferência do consumidor.
As instalações ficam no terreno ao lado da recém-inaugurada fábrica de Iracemápolis (SP). São 15 mil metros quadrados de área total e 4 mil m² de área construída. “As marcas chinesas estão em fase de internacionalização. Em nosso caso, até o padrão da concessionária e de atendimento é próprio do Brasil. E os produtos não são apenas tropicalizados, mas desenvolvidos para o mercado local”, afirma Fernandes.
Segundo ele, o primeiro híbrido flex GWM chega ao mercado em 2026. De acordo com a montadora, além da infraestrutura física do centro de P&D, a GWM tem parcerias com institutos de pesquisa e com universidades brasileiras para o desenvolvimento de novas tecnologias e formação de profissionais. No acumulado até julho de 2025, a GWM registrou alta de 20,6% nas vendas no mercado brasileiro em relação ao mesmo período de 2024, com 19,2 mil veículos emplacados.
Do Automotive Business