GWM: conheça a montadora chinesa que vai produzir carros no Brasil

Maior fabricante de capital privado da China, GWM ainda é desconhecida no Brasil, mas tem plano ambicioso com fábrica que era da Mercedes-Benz

O lote inicial do SUV híbrido Haval H6 GT acaba de chegar ao Brasil e está em pré-venda. Mas a GWM ainda é uma marca desconhecida dos brasileiros e é considerada a maior fabricante de capital privado da China. Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora jovem. Sua especialidade são SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a GWM reúne quatro marcas: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

A expansão da empresa ganhou velocidade sobretudo na última década. Em agosto de 2011, o Haval H6 – primeiro modelo da marca de SUVs – estreou no mercado chinês. Já em 2016, a GWM incorporou a WEY, divisão de utilitários de luxo. Em seguida, no ano de 2018, a montadora criou a submarca ORA, exclusiva de carros elétricos. Em 2011, a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros no Brasil. Entretanto, o negócio só engrenou, de fato, nos últimos três anos.  

De lá para cá, muita coisa avançou. É tanto que, hoje, já se sabe que a chinesa vai focar em produzir SUVs (família H6 e o H4) e picapes ainda neste ano. Sem contar que a unidade de Iracemápolis vai produzir a nova geração da picape média Poer a partir de 2024. A rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e companhia terá versões a diesel e híbrida. Para se destacar já de saída no mercado brasileiro, a GWM lançará somente carros elétricos e híbrido no País, com foco em tecnologia.

O H6 GT, primeiro híbrido plug-in, tem dois motores elétricos e um a gasolina que rendem 393 cv de potência, e alcança autonomia de 170 km apenas em modo elétrico. De início, o modelo virá importado da China. Na sequência, passará a ser produzido localmente. Afinal, o pontapé inicial da GWM no Brasil – lá em agosto de 2021 – foi comprar a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A planta foi entregue, precisamente, em 27 de janeiro de 2022. A meta consiste em investir 11,5 bilhões de yuans (R$ 10 bilhões) em 10 anos.

Do Jornal do Carro