GWM construirá fábrica de carros elétricos e híbridos na Europa

Montadora chinesa quer ampliar presença no Velho Continente e planeja produção local

A GWM quer produzir carros na Europa em um futuro próximo e está de olho em mercados como Espanha e países do leste europeu para instalar sua linha de produção de veículos híbridos e totalmente elétricos. A montadora chinesa está de olho no potencial regional e considera várias possibilidades para se instalar localmente. Desde o ano passado discute-se a produção europeia da GWM, a princípio na Alemanha, mercado onde a empresa já comercializa os modelos das marcas Ora e Wey.

No entanto, o alto custo de produção na maior economia da Europa teria feito a gigante chinesa considerar outras opções, sem descartar o leste europeu. Mostrando a força das marcas chinesas no Velho Continente, vale lembrar que a rival BYD já anunciou a construção de uma fábrica de carros elétricos na Hungria e a CATL, maior fabricante mundial de baterias, iniciou a produção na Alemanha no ano passado.

A Great Wall Motor está presente no mercado europeu desde 2021 e recentemente tomou a decisão de reorganizar sua oferta no velho continente sob uma única marca (GWM), uma estratégia que busca reforçar a imagem do grupo e simplificar sua linha de produtos, uma estratégia que já é adotada aqui no Brasil.

Em 2024, a GWM também quer lançar seus veículos eletrificados na Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. No Brasil, onde a operação tem menos de um ano, a GWM emplacou o segundo modelo híbrido mais vendido do mercado com a linha Haval H6 enquanto o elétrico Ora 03 ficou na terceira posição entre os mais vendidos do segmento em dezembro.

Do InsideEVs