GWM estima para março ou abril o início da produção em série em Iracemápolis

A produção em série da GWM, ainda em regime CKD, na fábrica de Iracemápolis, SP, deverá começar em março ou abril de 2025, estima Ricardo Bastos, seu diretor de assuntos institucionais. Antes disso, no final de 2024, os primeiros modelos pré-série deverão ser montados na unidade. Os fornecedores locais serão agregados na sequência, de acordo com o executivo.

A previsão é montar cerca de 20 mil unidades no primeiro ano de operação no Brasil, iniciando com o H6, que terá todas as suas versões nacionalizadas. Quanto ao primeiro a sair da linha de produção Bastos preferiu manter o mistério. Em um segundo passo chegará o SUV H4 e a picape Poer. De início os modelos ainda deverão ser híbridos com motor a gasolina, mas o projeto é que todos os GWM de Iracemápolis tenham motor híbrido flex, 1.5 turbo ou 2.0 turbo.

Para os próximos anos a GWM projeta elevar o ritmo das linhas, alcançando volume de 50 a 70 mil unidades, o que permitirá expandir a cadeia nacional de fornecimento e exportar. Segundo Bastos, os acordos que o Brasil mantém com países da região consideram a montagem no País como 25% de conteúdo local e, caso ele agregue itens como pneus, rodas, bancos e vidros, será possível chegar a 40% em um curto espaço de tempo.

Com esse porcentual os acordos já permitem a exportação, desde que a empresa se comprometa a avançar até 60% nos anos seguintes. A grande questão é o volume produtivo da GWM, que começará em torno de 20 mil unidades, com a expectativa de chegar a 100 mil nos próximos anos. Bastos disse que a busca na cadeia de fornecimento local é por empresas que acreditem no projeto da GWM e queiram encarar essa jornada junto com a montadora.

Da AutoData