GWM estuda segunda fábrica no Brasil para carros mais baratos

Após inaugurar planta de Iracemápolis (SP), marca chinesa já mira no futuro

Na última semana, a GWM inaugurou sua primeira fábrica no Brasil em Iracemápolis (SP) em cerimônia que contou a presença do Presidente Lula e teve o Haval H6 GT híbrido plug-in simbolizando o início dos trabalhos por aqui. No entanto, de acordo com a agência de notícias Bloomberg, a marca de origem chinesa já estaria estudando uma segunda fábrica em nosso país.

Ainda de acordo com a Automotive News, A GWM já teria engajado em conversas com diversos estados que têm propostas, segundo Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da empresa. Entre eles estariam São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. O executivo afirmou que foi considerada uma planta maior “por meio de consolidação” (comprar uma fábrica já existente), mas também haveria a possibilidade de se construir uma nova a partir do zero.

Foi apontado que, hoje, a linha de produtos da GWM no Brasil tem um “buraco”. Seus veículos das linhas não saem por menos de R$ 200 mil, sendo que a série especial HEV One do Haval H6 foi anunciada por R$ 199 mil. Hoje, o preço médio dos carros 0km vendidos no Brasil gira em torno de R$ 150 mil. Para Bastos, a GWM “precisa ter produtos competitivos nesse segmento, abaixo de R$ 200 mil”. A Automotive News cogitou que esta nova linha de produtos poderia incluir um SUV menor que o Haval H6 e uma picape menor que a Poer P30, que chega no próximo mês ao Brasil.

Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear. Apesar dos estudos para uma linha de produtos mais barata, os próximos passos da GWM no Brasil incluirão veículos ainda maiores que os atuais Haval H6 e Tank 300. A marca deve revelar já no próximo mês os detalhes de Haval H9 e Poer P30.

Do Motor1