GWM vai produzir dois SUVs e a picape Poer em fábrica no Brasil
Marca chinesa terá capacidade de fabricar dez mil unidades a partir do segundo semestre de 2025 e quer nacionalizar mais de 60% dos carros
A GWM acaba parcialmente com o mistério de quais carros vai produzir em sua fábrica localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Além do híbrido Haval H6, já confirmado anteriormente, a marca chinesa afirma que “um SUV e uma picape” também vão sair da linha de montagem paulista. A previsão de produção em série é para o segundo semestre de 2025. Os dois novos produtos, no entanto, podem ficar para 2026.
Apesar do enigma, os modelos, provavelmente, devem ser o Haval H4, um SUV híbrido flex para ficar abaixo justamente do H6, e a caminhonete média Poer. No caso do utilitário mais compacto pode ter o mesmo conjunto mecânico da versão de entrada, HEV2, do “irmão” maior. Ou seja, motor a combustão 1.5 turbo combinado a uma unidade elétrica. Ainda é cedo para falar de preço, mas o H4 (também conhecido como Jolion Pro em outros mercados) pode ser vendido abaixo dos R$ 200.000 aqui no Brasil.
No caso da Poer, a picape já deveria estar nas lojas brasileiras importada da China. Com o atraso, a GWM vai esperar o começo da produção para vender a caminhonete média por aqui. Será rival direta da BYD Shark, já que será híbrida plug-in flex com mais de 400 cv de potência. O visual, por sua vez, será bem diferente daquele que já conhecemos.
Tudo faz parte do investimento de R$ 10 bilhões que a Great Wall Motors vai fazer no país até 2032. Nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões. Há também o planejamento de alcançar um índice de nacionalização superior a 60% dos modelos feito aqui, o que permitirá à montadora exportar seus veículos para a América Latina. Uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente já foi desenvolvida pela marca.
Do Jornal do Carro