Há 10 anos, onda de novos SUVs compactos chegava com o Jeep Renegade
Em 2015, Duster e EcoSport viram uma nova concorrência chegar, com Renegade, HR-V e 2008
Até 2015, o mercado de SUVs compactos se resumia, em volume, a Ford EcoSport e Renault Duster. De produção simples e alto valor agregado, lógico que outras montadoras gostaram da idéia e trouxeram projetos globais ao nosso mercado: Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade,
O primeiro trazia a confiabilidade das marcas japonesas ao segmento; o segundo, a motorização turbo THP e o terceiro apostou em um visual quadradinho que caiu nas graças do consumidor. Hoje, o cenário é outro. A partir de 2020, o segmento de SUVs compactos ganhou novos protagonistas, com destaque para o Volkswagen T-Cross, que assumiu a liderança absoluta nas vendas desde então.
Para se destacar em meio à enxurrada de lançamentos, algumas marcas apostaram em novas abordagens, como os SUVs com perfil cupê, caso do Fiat Fastback e do Citroën Basalt, que diferenciam o visual dentro de um mar de modelos semelhantes. Ao mesmo tempo, a eletrificação também começou a ganhar espaço: marcas como BYD e Peugeot passaram a oferecer SUVs 100% elétricos, como o Yuan Plus e o e-2008, sinalizando uma nova etapa de transição no mercado.
Mesmo com a mudança de gosto e mentalidade do consumidor, esses três modelos continuam a ser o ponto de virada do segmento, e ainda continuam a ser produtos cativos entre seu público alvo, mesmo que um deles não tenha mudado tanto assim.
Do Motor1