Híbridos: muitos falam, mas só a Toyota fabrica. Por isso lidera

Apesar de haver muita promessa de híbridos e híbridos flex, Toyota continua sendo a única montadora a fabricar esse tipo de carro no Brasil

No jogo de xadrez que se tornou o mercado de carros híbridos e elétricos, há poucas marcas convictas. Uma delas é a Volvo, que aposta nos elétricos. Outras são a BYD e a GWM, que apostam na dobradinha carro elétrico e híbrido plug-in. Mas nenhuma delas produz no Brasil, por enquanto. Das montadoras nacionais, a única convicta é a Toyota, que há cinco anos aposta nos híbridos flex.

Várias outras montadoras falam sobre as vantagens do carro híbrido flex, mas, passados quase 70 meses do lançamento do Toyota Corolla Hybrid Flex, ninguém lançou um modelo para competir. Só a própria Toyota, que em 2020 lançou também o Corolla Cross Hybrid Flex. O resultado é que, fechado o primeiro semestre de 2024, a Toyota comemora um amplo domínio no segmento de híbridos não plugáveis.

Contando também os importados da Lexus, que é uma marca da Toyota, os híbridos do tipo HEV (completos, mas não plugáveis), somaram 11.014 unidades, o que corresponde a 23% de todos os modelos com essa tecnologia vendidos no país. “A liderança entre híbridos e híbridos flex, que são produzidos no Brasil, acontece em um ano especial, pois em maio o fabricante alcançou o marco de 100 mil veículos híbridos comercializados no país”, informou a Toyota em nota à imprensa. “Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no Brasil, um é Toyota ou Lexus.”

Desde a chegada do Toyota Prius, em 2013, seguida com a produção do Corolla Hybrid Flex e do Corolla Cross Hybrid Flex fabricados no Brasil, a Toyota evitou a emissão de 84 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Há outros híbridos flex no mercado brasileiro, mas não HEV e sim MHEV, que são os micro-híbridos. Esses estão no portfólio da Caoa Chery. Os demais carros híbridos do tipo HEV no Brasil são todos importados. A ausência de modelos nacionais acaba encarecendo a maioria dos importados, por isso a Toyota domina o segmento.

Do Terra