Homenagem: Pastoral Operária também completa três décadas

Para comemorar os 30 anos de luta em defesa dos trabalhadores, a Pastoral Operária do ABC celebra missa neste sábado (31), às 16h, na Igreja Matriz de São Bernardo

Para comemorar 30 anos de luta em defesa dos trabalhadores, a Pastoral Operária do ABC celebra missa amanhã, às 16h, na Igreja Matriz de São Bernardo.

Surgida em 17 de março de 1979, a PO – como ficou conhecida – procura orientar suas ações de acordo com as necessidades e aspirações da classe trabalhadora.

No início do ano 2000, a Pastoral iniciou a discussão sobre uma nova cultura do trabalho, tendo como prioridade os trabalhadores empregados, desempregados e a economia popular solidária e outras formas de trabalho.

História
A Pastoral Operária marcou seu surgimento com o lançamento de uma de suas cartilhas de subsídios para reuniões, realizadas com a finalidade de avaliar as greves que ocorriam na região.

Ao mesmo tempo, a PO prestava assistência às famílias dos trabalhadores que estavam parados, arrecadando e doando alimentos para os “fundos de greve”.

Ainda na década de 1970, a Pastoral destacou-se pela solidariedade aos torturados pela ditadura militar.

Já nos anos 1980, a PO deu prioridade à luta contra a exploração dos trabalhadores nos locais de trabalho e nos dez anos seguintes aumentou sua atuação junto aos desempregados.