Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames preventivos de câncer de próstata
Se descoberta no início, a doença, segundo tipo de câncer mais frequente entre os brasileiros, tem 90% de chances de cura
A campanha ‘Novembro Azul’ visa alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados Inca (Instituto Nacional do Câncer). Se descoberto no início, as chances de cura são de até 90%.
O Inca estima 65.840 novos casos da doença em 2022 e diz que o diagnóstico precoce favorece a cura. No ano passado, foram registradas 16.055 mortes em decorrência do câncer de próstata, o que equivale a 44 mortes por dia. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.
A recomendação do Instituto é que homens a partir dos 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para a realização de exames preventivos. Já aqueles pacientes que têm antecedentes familiares para câncer ou homens negros, a indicação é que façam a avaliação mais cedo, a partir dos 45 anos.
“Precisamos vencer todos os preconceitos, infelizmente o assunto ainda é tabu entre os homens, temos que dialogar mais sobre isso. Nesse caso, é preciso criar o hábito de realizar os exames de rotina de sangue, imagem e de toque. Estar atento às recomendações dos órgãos de saúde, cobrar do poder público que haja espaço disponível para atendimento a toda população e atuar na conscientização e prevenção dessa e de tantas outras doenças”, alertou o vice-presidente do Sindicato, responsável pela pasta de saúde, Carlos Caramelo.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Exame de toque
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O exame é rápido (dura em média 10 segundos), indolor e não traz riscos à saúde. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Fatores de risco
• Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
• Histórico familiar e raça (maior incidência entre os negros);
• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
• Sedentarismo;
• Obesidade.