Homens pelo fim da violência contra a mulher
Seja um homem que diz não à violência contra as mulheres. Essa é a principal palavra de ordem da Campanha Brasileira do Laço Branco, dedicada a engajar os homens nas ações pelo fim da violência contra a mulher.
Hoje, dia 6, é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres com atividades em vários locais do mundo.
A data teve origem no dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, no Canadá.
Símbolo
Ordenou que os homens saíssem, permanecendo somente as mulheres e gritou: “Vocês são todas feministas”, começou a atirar e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se.
O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que repudiam a violência contra a mulher.
Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Da Redação