Honda e Toyota perdem clientes para a Tesla por falta de carros elétricos

Estudo da S&P aponta que clientes fiéis das montadoras japonesas estão se rendendo aos carros elétricos de marcas rivais

A Honda e a Toyota estão entre as montadoras que menos oferecem opções de carros elétricos. Em função disso, muitos clientes tradicionais dessas marcas estão migrando para outras concorrentes, como Tesla, Ford e Hyundai, um movimento que foi confirmado por uma nova pesquisa realizada pela S&P Global Mobility.

Com uma estratégia mais conservadora em relação à transição para os carros elétricos, as duas montadoras japonesas perderam terreno nesse segmento, sendo que parte de sua clientela fiel que já está interessada na mobilidade elétrica acabou partindo para a concorrência em busca de novos modelos. De fato, essas montadoras ainda não possuem uma linha ampla de veículos elétricos para atender ao público.

Em termos globais, a Toyota, por exemplo, possui uma única opção, o Toyota bZ4X, um SUV elétrico com porte próximo ao de um RAV4, que foi lançado no Japão, Estados Unidos e Europa. Já a Honda, vende no Japão e em alguns mercados da Europa o compacto Honda e, que traz boas tecnologias e se apresenta como um carro elétrico urbano moderno, mas é a única opção da linha global de EVs da marca. 

Os dados apontam que entre outubro de 2021 e setembro de 2022, as vendas conquistadas da Tesla vieram principalmente da Toyota (15%) e Honda (13%). Mas, de acordo com a pesquisa, não são apenas as marcas generalistas que devem se preocupar: 6,7% das vendas da Tesla vieram da BMW, enquanto 6,2% foram conquistados da Mercedes-Benz. Esses dados se referem ao mercado dos Estados Unidos, que viu a participação dos carros elétricos dobrar no último ano para 5,2% das vendas totais.

Do Automotive News