Honda inaugura 10º aerogerador do seu parque eólico no RS
Com o equipamento, empresa conclui expansão da instalação, única do tipo pertencente a uma montadora no País
A Honda Energy anunciou o término da expansão do parque eólico da empresa, localizado no município de Xangri-Lá (RS), com a inauguração do décimo aerogerador no local. Essa é a única instalação do tipo no Brasil de propriedade de uma empresa do setor automotivo, e com ela, a Honda Automóveis do Brasil (controladora da Honda Energy) alcança a autossuficiência em energia elétrica.
Inaugurado em 2014, o parque eólico faz parte do plano da Honda que prevê reduzir a emissão de gás carbônico proveniente de seus produtos e processos em 50% até 2050, usando como referência o valor emitido no ano 2000. No Brasil, a empresa viu na geração eólica a oportunidade de ter uma matriz energética sustentável e, com isso, garantir o fornecimento para suas unidades no País.
A eletricidade obtida no parque eólico atende à demanda das instalações em Sumaré (SP), onde se localizam a fábrica de automóveis, o centro de pesquisa e desenvolvimento e o escritório sede da empresa. Além disso, a energia proveniente de Xangri-Lá garante eletricidade para o escritório administrativo da Honda na capital paulista e para a segunda fábrica de automóveis, em Itirapina, também no interior de São Paulo.
Segundo a empresa, a geração de eletricidade do parque eólico acumula, desde janeiro de 2015, mais de 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa ao processo produtivo de mais de 734 mil veículos. Em termos ambientais, esse resultado corresponde a mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera, reduzindo o impacto ambiental da empresa.
Do Automotive Business