Honda lança primeiro carro autônomo de nível 3 do mundo
Especialistas buscam avaliar se modelo Legend terá demanda suficiente para sugerir um caminho a ser trilhado por outros fabricantes
A Honda Motor lança nesta sexta-feira um novo carro equipado com a primeira tecnologia de direção autônoma certificada nível 3 do mundo, abrindo caminho para a indústria automobilística acelerar os esforços para comercializar essa automação para veículos de passageiros.
Especialistas do setor estão observando com cautela para ver se o modelo Legend pode capturar demanda suficiente para sugerir um caminho a seguir para outros fabricantes. O sedã de luxo opera sem a supervisão do motorista sob certas condições, mas exige que o motorista assuma o controle do veículo em segundos quando alertado.
O sistema “Traffic Jam Pilot” do novo modelo foi aprovado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão em novembro. Ele pode liberar os motoristas de dirigir em um tráfego congestionado em uma via expressa quando viajam a menos de 50 quilômetros por hora. O sistema acelera, freia e dirige automaticamente enquanto monitora os arredores do veículo, usando dados de mapeamento de alta definição e sensores externos.
O condutor, por sua vez, pode desfrutar do infoentretenimento do veículo através da tela de navegação, mas deve responder ao pedido do sistema de transferência quando o veículo acelera após o abrandamento do congestionamento. A Honda está adotando uma abordagem cautelosa ao introduzir essa função de ponta. Serão produzidas apenas 100 unidades, disponíveis só para locação. O preço do modelo é de 11 milhões de ienes (US$ 102 mil).
Do Valor Econômico