Honda quer crescer mais de 10% no Brasil em 2013

Mais falante que de costume, o diretor de relações institucionais da Honda, Paulo Takeuchi, pareceu animado com as perspectivas para este ano, já que a fabricante bateu recorde de vendas no Brasil em 2012, com 134.938 automóveis e comerciais leves emplacados. “Para este ano estimamos cerca de 150 mil”, afirma. O crescimento passaria de 10% dessa forma.

Um dos carros a apoiar esse crescimento será o sedã Civic, que passa a ser equipado com motor 2.0 flexível em parte da nova linha (veja aqui). A intenção da fabricante é vender cerca de 60 mil unidades do carro, quase 20% a mais do que as 50.490 de 2012. A ampliação da rede é outra questão (até o fim de 2014 a empresa quer passar de 200 a 240 concessionárias).

A Honda também espera crescimento das vendas do Fit com a versão Twist e do City com a futura opção SE, que chega este ano. A montadora terá de concentrar esforços nos produtos montados aqui, pois a imposição de cotas para modelos importados vai restringir a vinda do CR-V, produzido no México. Takeuchi acredita que a Honda trará algo entre 10 mil e 12 mil unidades.

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A Honda ocupou no Brasil o sexto lugar entre os autos e comerciais leves em 2012 e deve ser ultrapassada em 2013 por Toyota e Hyundai, que têm agora novos modelos de entrada. Não é hora de a Honda produzir um modelo mais acessível no Brasil?
Paulo Takeuchi – A questão mais determinante para isso são os cenários econômicos e políticos. Veja o exemplo da Argentina, onde investimos na fábrica… Enfrentamos burocracia, dificuldades. E esses carros só se viabilizam com grandes volumes, algo como 100 mil unidades por ano. Não sei se conseguiríamos fazê-lo em Sumaré, mesmo transferindo toda a produção do City para a Argentina e reabrindo o terceiro turno.

O terceiro turno volta em 2013? Quantas unidades a fábrica vem produzindo por dia em dois turnos?
Este ano não contamos com o terceiro turno, somente se o mercado realmente exigir. Atualmente, Sumaré produz cerca de 600 carros por dia em dois turnos.

Quando chega o pequeno utilitário esportivo originado do conceito Urban?
Deve surgir até o fim de 2014.

O novo centro de pesquisa e desenvolvimento já está com as fundações prontas, as paredes subindo e deve gerar a contratação de 200 engenheiros. Quando fica pronto?
Entre outubro e novembro. Este ano, gastaremos cerca de R$ 300 milhões entre a compra de ferramental e equipamentos para o novo centro. (Nota da redação: a verba é parte de um investimento anunciado no início de 2012, de R$ 1,02 bilhão a ser utilizado até o fim de 2014. Em 2013 já teriam sido gastos R$ 300 milhões em projeto e ferramental para o Civic e R$ 100 milhões em obras de infraestrutura do novo centro).

E nas motos, o que está programado para 2013?
Também haverá lançamento de produtos. E vamos inaugurar no segundo semestre nosso terceiro centro educacional, agora em Manaus. Ele servirá de apoio às regiões Norte e Centro-Oeste.

 

Do Automotive Business