Hora de investir

Se os empresários forem inteligentes, neste momento começam a investir na expansão das fábricas. Caso contrário, vão viver situações como a Ford, que teve de interromper a produção por falta de peças.

Tudo isso é muito bom para os trabalhadores. Além das contratações e da garantia no emprego com os novos turnos, investimentos para o crescimento da produção abrem novos postos de trabalho.

Para comprovar que a economia está crescendo de forma sustentável, José Paulo lembra que a Cofap e a Rolls-Royce estão chamando mais gente pois já contrataram este ano.

E várias empresas – Proema, Metal Leve, Macisa, entre outras – já contrataram por atingir o máximo de sua capacidade produtiva e estão, novamente, no pico da produção.

Produção pára na Ford
A Ford Caminhões suspendeu a produção no dia 23 por causa da falta de peças. Segundo a montadora, os fornecedores reduziram as entregas porque estão com dificuldades em adquirir aço.

A Ford deu folga aos cerca de 800 trabalhadores na fábrica de São Bernardo, que desde o início do ano vinha operando a todo vapor.

Montadoras e fabricantes de autopeças travam antiga batalha com as siderúrgicas por causa da elevação do preço do aço, que já subiu mais de 50% só neste ano.