Horse amplia produção de motores turbo flex
A Horse ampliou a produção de motores turbo flex em sua fábrica de São José dos Pinhais no Paraná. Com isso a fornecedora de motores que pertence a Renault e também à Geely, busca também se afirmar no mercado da América do Sul.
A Horse produz dois tipos de motores turbo flex, além de suas versões a gasolina para o mercado de exportação. Esses motores não equipam apenas os carros da Renault, mas também estão disponíveis para outros fabricantes, a exemplo da volare com seu micro-ônibus híbrido e também, como divulgado, para o futuro modelo da brasileira Lecar.
Tanto o HR10 quanto o HR13 se beneficiam de um sistema de injeção direta sob medida, desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é acompanhado por injetores de seis furos montados centralmente operando a 200bar de pressão, projetados para uma atomização de combustível excepcional, proporcionando potência e torque sem impactar a eficiência do combustível.
A Horse investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano. O motor de quatro cilindros de 1.3 litro – HR13 – oferece potência máxima de 167 cavalos e torque máximo de 27, 5 kgfm a apenas 1.600rpm. Já o motor de três cilindros de 1.0 litro, chamado HR10, oferece potência máxima de 123 cavalos e torque máximo de 22,4 kgfm, com 90% do qual está disponível a apenas 1.750 rpm.
Do Notícias Automotivas