Horse revela motor conceito para carros elétricos

Segundo a empresa com participação de Renault e Geely, conjunto revelado é tão pequeno que terá tamanho de uma mala

Apresentado às vésperas do Salão de Munique, que ocorre entre os dias 9 e 14 de setembro, o novo conceito da HORSE, uma joint venture entre Renault e Geely, antecipa um extensor de autonomia do tamanho de uma maleta. A proposta é facilitar a conversão de elétricos em modelos EREV, usando o motor a combustão apenas como gerador de energia.

O sistema, batizado de HORSE C15, integra motor, gerador e inversor em um único módulo compacto. A solução pode ser instalada tanto na dianteira quanto na traseira dos veículos, na posição horizontal ou vertical, com pouca ou nenhuma modificação estrutural. Com isso, fabricantes conseguem ampliar o alcance de seus modelos sem redesenhar por completo as plataformas já existentes. Além disso, a empresa afirma que o conjunto terá o tamanho de uma mala.

Na prática, isso permite reduzir o tamanho da bateria, diminuindo peso, custo e consumo de matérias-primas críticas, sem sacrificar a autonomia. A condução continua a mesma de um elétrico puro, com suavidade, silêncio e resposta imediata. A recarga por tomada segue disponível, complementando o funcionamento do extensor.

Enquanto a HORSE revela conceitos promissores na Europa, a operação brasileira da joint venture entre Renault e Geely já trabalha em uma solução mais próxima da realidade local. Durante o Electric Days Brasil 2025, realizado entre 24 e 26 de junho no Rio de Janeiro, dentro do Energy Summit, a empresa apresentou um protótipo funcional baseado no Renault Master elétrico, que utiliza um motor HR10 1.0 turbo flex, mesmo do Kardian, como extensor de autonomia.

Do Motor1