Hospital Anchieta recebe certificado por programa de prevenção de lesões de pele
Unidade passa a ser único hospital público do país a receber o certificado; Secretaria de Saúde pretende ampliar projeto
O Hospital de Ensino Anchieta recebeu na terça-feira (07), Dia Mundial da Saúde, o Certificado de Ouro pelo Programa de Prevenção de Lesões na Pele, projeto desenvolvido pela equipe de enfermagem da instituição. O certificado é fornecido pela 3M, multinacional que atua na área da saúde, e coloca o hospital dentro das recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para lesões de pele. O Anchieta passa a ser o único hospital público do país a receber essa certificação, já que as outras duas unidades de atendimento que possuem o título são particulares.
A cerimônia de entrega contou com a presença do secretário de Saúde do município, Arthur Chioro, que parabenizou a equipe de enfermeiras e a direção do Anchieta pela idealização e implantação do projeto. Para ele, quem mais se beneficia é a população, que passa a ter um serviço de qualidade, além de profissionais capacitados. “Isso representa a prestação de um bom serviço e melhor atendimento. Além disso, faremos a melhor utilização dos recursos públicos da Saúde para cuidar melhor das pessoas e, principalmente, teremos profissionais melhores capacitados”, afirmou.
Após a certificação, a intenção da secretaria é estender a prática para outras unidades de saúde. “Essa é a nossa determinação para toda a rede municipal, incluindo também os serviços privados”, garantiu Chioro, lembrando que a Secretaria de Saúde possui poder normativo sobre as instituições para a adoção de novos programas que melhorem o atendimento aos pacientes.
Idealizado em 2007, o Programa de Prevenção de Lesões na Pele contou com a participação de 250 profissionais da área de enfermagem. Para adquirir o certificado, o hospital se adequou a algumas regras, como a implantação de um manual de lesão de pele, entre outras ações. Após finalizar as adequações, a empresa fez uma série de auditorias e análises de protocolos, que garantiram o certificado.
“É um título importante, pois as instituições de saúde falam muito sobre prevenção de lesões na pele, mas poucas realizam um trabalho efetivo”, garantiu Maria Clara Garofani, enfermeira e especialista em serviços da 3M.
Da Prefeitura de São Bernardo