Huawei mira expansão no Brasil com recarga ultrarrápida de VEs

A Huawei Digital Power estipulou uma meta de vender 100 unidades de potência (Power Units) e 400 dispensadores de recarga ultrarrápida no Brasil até o fim de 2026. O movimento marca uma nova fase de expansão da companhia no setor de eletromobilidade, impulsionado pelo crescimento da frota de veículos eletrificados no país.

“Quando trouxemos essa tecnologia ao Brasil em 2024, apresentamos uma visão. Agora, em 2025, estamos falando de implementação e escala”, afirma Roberto Valer, diretor-técnico da Huawei Digital Power. “Nossa meta de 400 dispensadores é ambiciosa, mas reflete a urgência do mercado e a confiança que temos em nossa solução, que já está em operação em nosso projeto piloto com a frota de ônibus elétricos de São Paulo.”

O avanço da mobilidade elétrica expõe um déficit na infraestrutura de recarga de alta velocidade. Para responder à demanda, a Huawei aposta em sua solução que adota o lema “um segundo por quilômetro”, capaz de carregar o equivalente a 200 km em apenas cinco minutos, tempo comparável ao de abastecer um carro a combustão.

Os carregadores da Huawei também estão sendo integrados a sistemas de armazenamento em baterias de grande porte (BESS), já em uso para recarga rápida de ônibus elétricos em cidades como São Paulo. A proposta é não apenas ampliar a infraestrutura de mobilidade elétrica, mas também contribuir para a descarbonização do transporte público e para um uso mais eficiente da energia.

Do Canal VE